domingo, 7 de julho de 2013

Meus Banquinhos (reforma)

  Esses banquinhos fazem parte da história da família. Não sei quantos anos eles tem, mas foram feitos pelo meu pai, já falecido há 47 anos. 
Eu tive tão pouco tempo com meu pai. Ele partiu de forma súbita quando eu tinha apenas 2 aninhos, e só me restaram algumas coisas feitas por ele. Coisas essas, que guardo como se estivessem no meu coração...

Os banquinhos estavam bem judiados, e nem sempre estiveram comigo. 
Um deles estava com minha mãe, e ela me deu quando me casei. O outro, eu reconheci em um local onde meu pai trabalhou e pedi  carinhosamente que me entregassem.
 Depois disso, eles ficaram comigo, mas na área de serviço da minha antiga casa. Com a mudança para uma casa maior me deu vontade de reformá-los e integrá-los à decoração. 
Aí estão eles: 
Foram lixados, pintados e posteriormente forrados com retalhos de tecido. Aliás, aquele mesmo tecido que usei para forrar
 as cadeiras da sala de jantar. 


Não me lembrei de fotografá-los ainda com a tinta antiga. Nas fotos já estão lixados.





5 comentários:

  1. Ficaram lindos demais. E o melhor de tudo é que eles têm história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro quando o objeto tem história, isso torna sua importância maior.

    Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Menina, tb ganhei 2 banquinhos da mãe... são velhinhos e estão com uma pintura velhinha... vou lixar, pintar e forras assim como vc fez.

    ResponderExcluir
  4. Suzy, vou começar meu post pedindo mil desculpas, mas não consegui resistir e guardar a minha opinião só pra mim depois que abri as fotos dos banquinhos.Primeiro eu li a história e achei linda, pois essas heranças são de valores inestimáveis. A surpresa, veio quando reparei os detalhes dos bancos, nas fotos onde eles aparecem lixados, verdadeiro trabalho de marcenaria, daqueles que não existem mais, feito em madeira de verdade, cortados e encaixados com primor, de tão boa qualidade que não se vê desgaste, pedaços faltantes ou trincas apesar deles serem quase cinquentões. Estavam pintados de cores fortes como azul e verde, que na época deveriam ser o que se usava. Foram bem lixados e infelizmente REPINTADOS de marrom. A tinta encobre e desvaloriza as peças de época, que foram tão bem feitas pelo seu pai. Suzy reparei na fotos dos outros posts e vi que a cor predominante de mesas, estantes e portas da sua casa, são de madeira de um tom de muito bonito. Seus banquinhos ficariam MARAVILHOSOS se em vez de pintados, fossem envernizados, acompanhando o tom predominante da madeira da casa. Com o verniz, todos os riquíssimos detalhes dos encaixes da madeira e o acabamento primoroso ficariam expostos, ficaria absolutamente fantástico. Vc já teve o bom gosto de forrá-los com o mesmo tecido das cadeiras da sala. O tom do verniz pode ser de sua escolha para mais claro ou mais escuro, hoje em dia existem muitas opções de tons de verniz, assim como de acabamento para +ou- brilhante. Se vc ponderar e reconsiderar a mudança, a remoção da tinta pode ser feita com produto específico (pintoff liquido), que apesar de rápido, não dispensa uma boa lixada depois da aplicação. Me peguei imaginando os seus banquinhos já envernizados e esplêndidos, me lembrando da minha própria experiência que tive de um móvel que herdei da minha tia, uma mesinha lateral com 2 prateleiras que estava pintada de beje, já com a tinta levantando em algumas partes. Fiquei com pena de me desfazer pois era um móvel maciço, pesado, resistente. Quase perdi os dedos de tanto que lixei para retirar a tinta,(na época eu não conhecia o produto que te recomendei), embaixo daquela pintura medonha, existia uma madeira de embuia linda, que apesar de ser um pouco escura combinava com tudo pois aquela peça era vintage e se destacava no meio dos outros móveis da casa.Hoje essa peça é minha mesinha do lado da cama. Mais uma vez te peço desculpas pela minha intromissão e pelo palpite, mas te juro que é com muito boa intenção. Essas peças vão durar muito mais que nós se bem conservadas, legados que vc vai poder deixar a uma pessoa querida e essa pessoa a outra.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Toda opinião é bem vinda...vou fotografar uma mesa que era de minha mãe, e reformei! Depois te mostro!
    Beijos

    ResponderExcluir

Adoro receber seu comentário!